sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Um coração totalmente teu Senhor

Um coração totalmente teu Senhor!

“...todavia, o coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do Senhor”. 1Re. 15.14

Essa prerrogativa, “coração totalmente teu Senhor”, é designada somente a dois homens nas Sagradas Escrituras. Quando a Bíblia fala de Davi, ressalta que este era homem segundo o coração de Deus “achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda minha vontade” (At.13.22). Outro que recebera tal prerrogativa foi Asa, e a afirmação das Escrituras é que todos os seus dias o seu coração foi totalmente do Senhor. E Deus não almeja outra coisa de seus filhos: se não que cada um, entregue o seu coração totalmente a Ele. Por isso, em provérbios 23.26 Ele pede: “Dá-me, filho meu, o teu coração” e em Apocalipse 3.20 ele diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Quando Deus pede a seus filhos o coração, entende-se que diz respeito às vontades e intenções. Deus quer nossas motivações. Deus deseja que as motivações do coração de seus filhos sejam para agradá-Lo e glorificá-Lo. Que bom! Deus encontrou tanto em Davi quanto em Asa uma entrega total, inteiramente disponível e sem reservas. Estudando o texto biográfico de Asa, encontro três características que marcam um homem, cujo coração é totalmente do Senhor.

A primeira encontra-se no versículo onze. “Asa fez o que era reto perante o Senhor, como Davi seu pai”. Um homem cujo coração é totalmente do Senhor pauta sua vida na retidão. Retidão é reconhecer o direito de cada um, é ser justo. É ser integro, exato e perfeito em seus caminhos. Tudo isso fala de caráter, que aponta para motivações e comportamentos. É incoerente dizer que seu coração é totalmente do Senhor se você se desvia daquilo que é reto e direito. Salomão em sua sabedoria afirmou em Pv. 14.2 que o homem que se desvia da retidão despreza o Senhor. E por que o despreza? Porque desviando-se da retidão, deixa de praticar a sua palavra e se entrega à injustiça e corrupção, fazendo a sua própria vontade. E com tais atitudes, se comprova que seu coração não é totalmente do Senhor. Porém, é bom que saiba caro leitor que a Bíblia afirma que a intimidade do Senhor são para os que andam em retidão: “porque o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade” Pv. 3.32. Os que andam em retidão são bem sucedidos e abençoados: “...pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos, nem tropeçarás”. Pv 4.12,12

A segunda encontra-se no versículo treze: “e até Maaca, sua mãe, depôs da dignidade de rainha-mãe, porquanto ela havia feito ao poste-ídolo uma abominável imagem..”. Levantar uma imagem, trazer a idolatria para Israel era um insulto a Jeová, o Deus de Israel. Asa viu a atitude de sua mãe uma afronta a Deus. Como rei a depôs da dignidade de rainha-mãe. O que vejo aqui? Uma desonra a sua mãe? Uma rebeldia? Não. Vejo um coração fiel a Deus. Todo aquele cujo coração é totalmente de Deus é fiel a Ele. Ser fiel é ser leal e firme, é cumprir com exatidão aquilo a que se obriga. Não importa se vai desagradar a alguém ou aborrecê-lo. Se o coração é totalmente de Deus, permanece fiel a que preço for. E foi exatamente isso que exigiu Jesus daqueles que se denominam seus discípulos: “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda sua própria vida, não é digno de mim, não pode ser meu discípulo” Lc. 14.26. Salomão preferiu agradar suas próprias mulheres e a Bíblia relatou: “e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor seu Deus” 1Re. 11.4. Quantas vezes nos mostramos infiéis a Deus para não desagradarmos o homem ou a nós mesmos. Pelos clamores de nossa própria vontade e desejos não cumprimos fielmente a palavra de Deus. (Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda minha vontade). O coração fiel é firme para agradar a Deus e cumprir suas vontades. Ainda que tal atitude de fidelidade desagrade aos que estão à sua volta, ou ainda que aparentemente pareça lhe trazer alguma perda ou dano. Observe, nunca terá perda ou dano aquele que permanecer fiel a Deus, pelo contrário, sempre será abençoado.“O homem fiel será acumulado de bênçãos” Pv. 28.20; “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Ap. 2.10; “Os meus olhos procurarão os fieis da terra, para que habitem comigo” Sl. 101.6. A terceira encontra-se no versículo 15. “Trouxe à casa do Senhor: prata, ouro e objetos de utilidade”. O homem cujo coração é totalmente do Senhor, não é avarento nem materialista. Mas desprendido e liberal para com a obra e casa de Deus. Davi desejou ardentemente construir uma casa para Deus e quando foi sacrificar na eira de Arauna disse: “não oferecerei ao meu Deus holocausto que não me custe nada”. Você demonstra que seu coração é totalmente d’Ele quando o serve e o adora com seus bens- Lc.12.34. O jovem rico preferiu seus tesouros e riquezas que a Jesus Lc. 18.18-23. Jesus assim afirmou: “onde está o seu tesouro, aí está também o seu coração” Lc.14.34.

Se Jesus é o bem maior, o tesouro e a preciosidade da sua vida, entregue o seu coração totalmente a Ele, ande em retidão e fidelidade; servindo-O com seus bens e riquezas. E que não seja outro senão o Senhor, o dono do seu coração.

Nossa oração: “que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo. Fp 1:9-11

Pr. Marcos Aurélio Silva